NÃO É O MOMENTO DE IGNORAR O BIM Mandate?
O uso do Building Information Modeling (BIM) tornou-se uma exigência fundamental no setor de engenharia e construção no Brasil. Desde a sua obrigatoriedade em 2021, muitas empresas ainda relatam falta de diretrizes claras em seus projetos BIM. O que está em jogo? 👷♂️
O BIM Mandate, embora muitas vezes confundido com o Plano de Execução BIM (BEP), serve como a Constituição das diretrizes BIM de uma empresa. Durante o feasibility de um projeto, é vital identificar atividades BIM específicas que podem elevar riscos. Não é apenas uma questão legal; trata-se de garantir uma execução fluida e eficiente dos projetos.
Ainda que haja normas internacionais, como a ISO 19650, cada empresa deve desenvolver suas próprias diretrizes conforme seu nicho de mercado. Portanto, como sua empresa está se preparando para estruturar um BIM Mandate eficaz?
A criação de um comitê para elaborar e manter esse documento é essencial. E você, já pensou em como a falta de clareza nas diretrizes pode impactar seus projetos?
Vamos conversar sobre isso!